A Confederação Mundial de Fisioterapia pede um maior reconhecimento de que os fisioterapeutas são os especialistas do movimento e do exercício que podem ser fundamentais na batalha contra a obesidade, doença cardiovascular, diabetes, doença respiratória e cancro. Esta foi a essência de uma grande cimeira das Nações Unidas sobre doenças não infecciosas que terá lugar em Nova Iorque a 19 e 20 de Setembro.
“São um recurso que não deve ser negligenciado”, diz a Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia, Marilyn Moffat.
A cimeira das Nações Unidas irá abordar novos modos de prevenção e controlo de doenças não infecciosas a nível mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a inactividade física é um dos maiores factores de risco para a mortalidade global, causando 3.2 milhões de mortes anualmente, e a actividade física pode reduzir as doenças não infecciosas.
Os fisioterapeutas maximizam o potencial de movimento das pessoas, promovendo uma boa condição física e identificando as limitações que os impedem de ser activos e independentes como poderiam ser. Sendo assim, é evidente que a profissão tem um importante papel a desempenhar
“A actividade tem de ser cuidadosamente introduzida se uma pessoa tem excesso de peso, má condição física, maior idade, ou uma doença crónica”, diz Marilyn Moffat. “Os fisioterapeutas têem a capacidade de o fazer, examinando a pessoa, recomendando exercícios apropriados e seguros e educando sobre a forma de procurar os sinais de eventuais problemas. Isto faz dos fisioterapeutas os profissionais ideais para prescrever programas de exercício.”
Sobre Fisioterapia
Os fisioterapeutas são especialistas no desenvolvimento e manutenção da capacidade das pessoas para se moverem e funcionarem ao longo das suas vidas. Com conhecimentos avançados sobre o corpo, como ele se move e o que o impede de se mover bem, os fisioterapeutas promovem o bem-estar, mobilidade e independência. Tratam e previnem muitos problemas causados pela dor, invalidez, incapacidade e doença, lesões relacionadas com o desporto e trabalho, envelhecimento e longos períodos de inactividade.
Os fisioterapeutas são formados ao longo de vários anos, o que lhes dá um conhecimento completo dos sistemas corporais e a capacidade para tratar uma ampla gama de problemas. Esta formação é a nível do ensino superior, a um nível que permite aos fisioterapeutas ter um exercício independente. A formação contínua assegura que estes se mantenham actualizados com os últimos avanços na investigação e prática clínica. Muitos fisioterapeutas estão eles próprios envolvidos em investigação.
Sobre o Dia Mundial da Fisioterapia
O Dia Mundial da Fisioterapia dá-se a 8 de Setembro todos os anos e é uma oportunidade para os fisioterapeutas de todo o mundo para aumentarem a visibilidade da profissão e melhorar a consciencialização do seu papel que é crucial na manutenção do bem-estar, mobilidade e independência das pessoas. O dia foi estabelecido pela Confederação Mundial de Fisioterapia em 1996 e marca a data em que esta foi fundada.
Sobre a Confederação Mundial de Fisioterapia
A Confederação Mundial de Fisioterapia é o corpo global da profissão, representando mais de 350 000 fisioterapeutas de organizações membro em 106 países. Para mais informações vá a www.wcpt.org.
from: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=95828&mostra=2&seccao=moldura&titulo=Dia-8-de-Setembro-de-11-Dia-mundial-da
Nenhum comentário:
Postar um comentário