O Inep, autarquia do MEC responsável pelas avaliações nacionais, vai assumir a elaboração das questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) a partir da edição deste ano. Segundo o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, a instituição resolveu "assumir o controle dos itens" para melhorar a operação do exame como um todo.
Anteriormente, os itens (questões das avaliações) só poderiam ser adquiridos pelo Inep de pessoas jurídicas, ou seja, de empresas. Com a mudança, a autarquia pode contratar pessoas físicas para tal tarefa. Essa modificação de procedimento vai facilitar a aquisição das questões que vão compor as provas. A intenção do Inep é formar um banco de itens, assim como já faz com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Anteriormente, uma mesma empresa era contratada para fazer a elaboração dos itens, a impressão das provas, a distribuição dos exames, a aplicação da avaliação e, ainda, a leitura dos resultados que seriam tabulados pelo Inep. No novo formato, a distribuição dos cadernos de prova será realizada pelos Correios (mesmo formato adotado para o Enem). Haverá uma licitação técnica e de preço para aplicadora do Enade. Para a impressão da avaliação, haverá licitação feita por meio de pregão.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/05/27/inep-vai-assumir-elaboracao-das-questoes-do-enade-logistica-do-exame-vai-mudar.jhtm
Curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Salvador- UNIFACS Salvador, Ba Venha fazer o nosso vestibular 2010.2!
Nenhum comentário:
Postar um comentário